MENSAGEM

"NENHUM DE NÓS É TÃO BOM QUANTO TODOS NÓS JUNTOS!"
Ray Kroc

28 de jun. de 2011

OFICINA DE LEITURAS

No centro de estudos de junho as professoras e agentes auxiliares de creche participaram de uma Oficina de Leitura com os livros novos comprados no Salão do Livro. As histórias selecionadas foram Amazonia, de Ellen Pestili, editora Cortez, Rosa Morena, de Iris Borges, editora Callis e O Pintinho, texto e ilustrações de Ed Vere, da editora Brink Book. Durante a oficina foram feitos 3 grupos, seguindo os grupamentos da escola: Grupo I, Grupo II e Mat II. Eles tinham como tarefa: fazer a leitura em grupo e ver as tarefas, depois cada grupo socializaria seu livro e sua tarefa para o grupão.



Todos os grupos tinham que fazer a leitura do livro e depois realizar uma tarefa.  O grupo I ficou como Livro Amazônia e depois da leitura tinham que refletir sobre o que livro transmitia, o que o leitor pode dizer do livro e que tipo de sentimentos se desperta naquele livro.



O grupo II recebeu o livro Rosa Morena e após a leitura tinham que descrever as características da personagem principal que estavam explícitas no texto e as inferidas pelo leitor e também enumerar 10 flores de nomes diferentes.



O Mat II recebeu o livro O Pintinho e após a leitura tinham que dramatizar as ações dos personagens principais e depois cantar uma música com a palavra "pintinho". Após as tarefas cumpridas, a coordenadora pedagógica Eliete foi mostrando os livros e vendo com o grupão as  diferentes leituras, dinâmicas e brincadeiras que podemos fazer ao apresentar a literatura para as crianças, o quanto podemos ir além do texto ao trabalhar um livro.. Depois fechamos o centro de estudo com a leitura e reflexão do texto "Ler o Mundo", de Affonso Romano de Sant'Anna, de livro do mesmo nome, da editora Global.



A oficina de leituras do Barbara Ottoni foi um sucesso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui: