MENSAGEM

"NENHUM DE NÓS É TÃO BOM QUANTO TODOS NÓS JUNTOS!"
Ray Kroc

24 de abr. de 2014

Formação do Povo Brasileiro na Sala de Leitura

A professora de Sala de Leitura/Diretora Adjunta Valeria contou a história da Formação do Povo Brasileiro com ajuda de alguns objetos!


Ela utilizou artefatos de índios (da escola e da professora Giselle da T.31) para contar como eles viviam no Brasil antes da chegada do homem branco.


Depois mostrou as especiarias (pimenta, açafrão,noz moscada, canela), gentilmente cedidas pela Coordenadora Pedagógica Laura, e bacalhau para explicar como os portugueses chegaram no Brasil.


Também utilizou tecidos e objetos da África do Sul e do Senegal (emprestados pela professora Angela da EM Conselheiro Mayrink), atabaque e roupa de capoeira cedidos pelo professor readaptado Sérgio e o atlas da aluna Lívia da T. 31 para contar como os negros chegaram ao Brasil e a influência deles na nossa cultura.



Os alunos puderam cheirar,



tocar nos objetos expostos com muito cuidado e



viajar na imaginação.


A professora Valeria também pintou o rosto de todos os alunos com as cores amarela, branca e preta para lembrarem dos índios, dos portugueses e dos africanos.


A professora Ana Paula Fonseca, da turma 15, também ouviu a história na Sala de Leitura e fotografou tudo.


No final os alunos  levaram uma caixa de lápis cera com bilhete aos pais, convidado-os a conversarem com os filhos sobre a atividade realizada e desenharem o que aprenderam.


Você conhece a música Pindorama do Grupo Palavra Cantada?

Um comentário:

  1. Edi Barbara Ottoni é toda cultura! É valorização da historia através da valorização de seus recursos e talentos! D+

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário aqui: